Já imaginou seu filho reconhecendo as pinturas de Monet e Van Gogh?

Arte e educação infantil devem andar juntos.

Projeto Cultural “Van Gogh or Monet?”

Recentemente, o Brasil recebeu duas grandes exposições imersivas de arte: “Monet à Beira D´Água” e “Beyond Van Gogh”. Essas exposições apresentavam as obras desses dois grandes artistas em projeções de animações digitais, fazendo o visitante sentir como se estivesse dentro das telas. No Rio de Janeiro, os ingressos para ambas as exposições se esgotaram rapidamente e, por isso, entendemos a relevância do assunto para o momento. Por isso, os alunos do Sistema Wowl realizaram atividades para conhecer e reconhecer as telas desses pintores.

Por que ensinar arte para crianças?

A arte pode se manifestar de diversas formas. Logo, é uma expressão não só cultural, mas uma forma de externalizar sentimentos. Além disso, compreender arte é também entender a realidade e a nós mesmos. Isso porque, ainda nos primeiros anos de vida, a criança se reconhece e reconhece seu lugar no mundo. Nesse processo, aprende, pouco a pouco, a se expressar e explicar como se sente, como funcionam o mundo e as pessoas ao seu redor. Assim sendo, colocar as crianças em contato com a arte desde cedo permite que elas desenvolvam não só habilidades sensoriais e cognitivas, como também fornece-lhes uma nova forma de entenderem o mundo e como se encaixam nele.

Certamente, o ensino de arte é crucial na educação infantil tanto para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais quanto para as habilidades motoras da criança. Mas, para além disso, o contato com a arte desde cedo encoraja os pequenos a comunicarem-se com maior facilidade e clareza. Além disso, a arte tem um papel central na expressão da criatividade, favorecendo o desenvolvimento intelectual e trabalhando os sentidos. Sendo assim, é crucial não apenas ensinar a criança a observar a arte, mas também a criar, aprender e se divertir nesses processos.

O Projeto Monet x Van Gogh

Claude Monet foi um pintor francês conhecido como “pai do impressionismo”, um movimento artístico que buscava captar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol, em diversos horários do dia. Antes esse movimento, as pinturas costumavam exercer o papel da fotografia: o de capturar momentos de forma precisa. Com o advento das câmeras fotográficas, Monet entendeu que a arte poderia capturar a realidade de outras maneiras. Por isso, pintou diversos quadros luminosos, coloridos, sem linhas definidas, contrastando com a arte clássica, para registrar suas impressões sobre as paisagens de acordo com a luminosidade que apresentavam. 

Por outro lado, Vincent Van Gogh foi um artista holandês pós-impressionista muito conhecido pela sua personalidade única. Ao contrário do impressionismo, o pós-impressionismo valorizava, ainda que usando técnicas similares ao seu antecessor, a expressão da subjetividade, do emocional do artista. Portanto, não buscava captar a impressão de uma cena específica, mas sim os sentimentos do artista. Van Gogh lidava com problemas mentais e usava da arte para expressar-se. 

Dada a importância histórica e cultural desses artistas, além da alta procura pelas exposições, decidimos inserir esse tema nas aulas do sistema Wowl. Com isso, buscamos não só colocar os alunos em contato com a arte, mas também incentivar o interesse das crianças nos movimentos e exposições artísticas. 

Como a Wowl insere a arte na educação infantil?

Na WOWL, acreditamos que o ensino do inglês deve estar sempre atrelado a questões culturais para uma educação bilíngue acessível e humanizada. Por esse motivo, buscamos incluir nos planejamentos anuais atividades sobre datas comemorativas, arte, história e cultura. Muito além do ensino do idioma, queremos preparar alunos que pensem criticamente, que tenham inteligência socioemocional e que busquem tornar o mundo um lugar melhor. Tudo isso é possível graças ao contato com a arte. 

Arte e linguagem caminham juntos para que se beneficiem um do outro. Aprende-se com mais significado assim e, por isso, se retém mais o que foi aprendido.

É nisso que a WOWL acredita. Entre em contato para conhecer as nossas soluções. 

WhatsApp

Por Ellen Sias

Julho/2022