Como inserir a tecnologia no processo de aprendizagem e educação das crianças
As crianças da geração Z já nasceram imersas no universo da internet. Enquanto muitos de nós vimos a tecnologia ocupar cada vez mais espaço em nossas vidas de forma gradativa, as crianças de hoje nunca viveram num mundo sem toda a conexão que vivenciamos hoje. Por isso, os métodos tradicionais de educação se tornaram incompatíveis com o ritmo dessa nova geração. As redes sociais, os jogos e a conectividade formam pessoas mais autônomas. Nesse sentido, o contato com as tecnologias desde muito cedo faz com que as crianças tenham gostos e ritmos de aprendizagem muito bem definidos desde os primeiros anos da educação básica. Sendo assim, planejamentos de turma homogêneos já não são eficazes frente a uma geração que respeita suas próprias individualidades. É preciso que o sistema educacional evolua de modo a tornar-se condizente a essa nova realidade na aprendizagem.
Inegavelmente, os celulares, tablets e computadores, que, na educação escolar tradicional, eram vistos como vilões dispersivos, tornam-se também ferramentas de ensino, ao melhor estilo “se não pode contra, junte-se a eles”. Já não é mais possível negar o papel central da tecnologia na vida cotidiana, e, na educação, não há como ser diferente: é necessário incorporar as soluções tecnológicas aos métodos de aprendizagem, para formar os “profissionais do futuro”. Igualmente, não há mais como proibir o uso de celulares nas escolas uma vez que o mercado de trabalho vem exigindo cada vez mais domínio tecnológico. Por que proibir, se podemos usá-los como ferramentas de educação?
Como as tecnologias devem impactar no ensino e na educação?
Os sistemas de ensino modernos precisam estar aliados a essas pautas, incorporando a tecnologia no aprendizado desde cedo. A ideia do professor como figura central no processo de aprendizagem – e do aluno como mero absorvedor dos conhecimentos do docente – não condiz com as tendências do século XXI, tampouco com as demandas do mercado por líderes engajados, criativos e proficientes. Como consequência disso, o aluno passa a ter protagonismo nesses processos, e o professor passa a norteá-los. Além disso, a tecnologia passa a ser usada também para aproximar o aluno dos conteúdos de forma lúdica, respeitando o ritmo individual mesmo dentro de um ambiente coletivo, de modo a promover o desenvolvimento da autonomia desde cedo, através da implementação de metodologias ativas de aprendizagem. Nessas metodologias, busca-se fazer com que o aluno seja protagonista no ambiente de ensino, respeitando suas individualidades.
Outro fator que tem contribuído para isso, foi a pandemia, onde a inclusão digital é de suma importância e deve ser utilizada na educação e processo de aprendizagem dos alunos.
Como aplicamos essas mudanças no sistema Wowl?
Na Wowl, buscamos aliar a modernidade ao ensino, implementando metodologias ativas no ensino do inglês desde a educação infantil. Investimos na criação do Wowl Game, uma plataforma online na qual aplicamos na prática o recurso da gamificação – o uso de jogos educativos como forma de ensino – de modo a aproximar o ensino do inglês do universo infantil moderno: o mundo dos games! Por meio do Wowl Game, as crianças podem aprender e revisar conteúdos vistos em sala de forma lúdica. Investimos na criação de uma plataforma online de ensino, a Wowl em Casa, na qual disponibilizamos aulas interativas exclusivas e atividades interativas para que o aluno se divirta aprendendo. Além disso, capacitamos os professores para adequarem-se a essas novas realidades, de modo a potencializar o ensino e tornar as aulas mais divertidas e proveitosas para todas as idades, a partir do uso da tecnologia.