Por que eu acredito na WOWL EM CASA?

Quando se trata de atendimento ao cliente, fala-se em vários canais que os clientes usam para que cheguem até a empresa – omnichannel.
Hoje acredito que o aprendizado acontece através de múltiplos canais. Falo de uma formação “omnichannel” do aluno.
Ele pode e deve ter aulas presenciais com segurança sanitária e boas condições materiais e psicológicas para o melhor aproveitamento possível, mas ele pode e deve ter aulas nos meios digitais e elas podem e devem, também, ser alternadas entre ao vivo e gravadas. Síncronas ou assíncronas.
Antes da pandemia, nossos filhos iam para a escola todos os dias sem qualquer alternativa e cuidávamos de oferecer complementos pedagógicos interessantes, desafiadores que ocupassem o tempo deles fora da escola com a qualidade desejada. Ou deixávamos nossas crianças, muitas vezes, mais de 8 horas na creche ou escola de tempo integral.
Novos tempos chegaram: home office pros pais, medo de contágio, estresse e ansiedade das crianças e, agora, novas formas de oferecer educação formal para nossos filhos.
Quando estivermos livres do vírus, provavelmente num país melhor em reconstrução, teremos a opção de voltar àquele normal de escola integral onde todas as atividades de nossos filhos aconteçam lá. Mas essa não será mais uma opção única para as famílias. Sabem por que?
Porque ninguém será o mesmo: nem os pais e nem os alunos.
Os alunos viveram outras experiências de aprendizagem e talvez nunca mais aceitam o modelo pré-pandêmico integralmente.
Cada vez mais será importante investir em plataformas de ensino de qualidade, tanto para momentos ao vivo (com máxima interação) quanto para os vídeos assíncronos – vídeos com leveza, certo humor, ludicidade e roteiro pedagógico.
A minha aposta é de que teremos um futuro realmente híbrido na educação: momentos de carne e osso, momentos de interação virtual, momentos song demanda quando o aluno aprende no ritmo e do jeito que se sente melhor.
Sábios serão os pais que entenderem e respeitarem a mistura.
Sábia será a escola que, em vez de combater as opções não-presenciais, ofereça-as aos seus alunos com seu selo de qualidade.
Os alunos do século 21 agradecem.