Ainda existe muita apreensão por parte dos pais sobre o ensino bilíngue na educação infantil. “Meu filho não vai se confundir?” “Não é muita informação?” – Muitos questionamentos surgem, especialmente entre os pais que não falam inglês. Afinal, vale mesmo a pena introduzir o inglês desde cedo?
Primeiramente, é preciso compreender que o cérebro das crianças é muito mais propenso a aprender e reter informações que o dos adultos. Por esse motivo, é muito mais fácil aprender outro idioma ainda na infância, enquanto os adultos podem apresentar maiores dificuldades. Já existem estudos que comprovam que, antes dos 4 anos, as crianças possuem maior facilidade em aprender mais de um idioma, por conta da maior quantidade de mielina no cérebro – responsável por proteger o circuito neural.
“Isso explica por que a imersão de crianças em um ambiente bilíngue antes dos quatro anos de idade oferece uma melhor chance de elas se tornarem fluentes em ambas as línguas, a pesquisa sugere.”
(https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131009_linguagem_infancia_an)
Nesse sentido, podemos entender que o ensino bilíngue ainda nos primeiros anos de educação não atrapalha o desenvolvimento da criança, mas sim o potencializa, já que permite explorar mais profundamente a capacidade de aprendizado nessa fase da vida.
Afinal, como funciona o ensino bilíngue na educação infantil?
Em resumo, o que se busca fazer é introduzir o idioma de forma natural, intercalando-o com o português, para que se torne costumeiro simples para os pequenos, da mesma forma como é inserida a língua nativa nos anos iniciais. Essa introdução é feita não só por brincadeiras e atividades lúdicas, como também pelo ensino de matérias comuns – como matemática e geografia – na língua inglesa. O inglês não é apenas uma disciplina extra, mas é ministrado em harmonia com as disciplinas em português. A WOWL já trabalha com livros de ciências e matemática em inglês, além de inserir livros didáticos, músicas e outros tipos de produção cultural, buscando expandir o vocabulário e o conhecimento de mundo dos alunos desde cedo.
Quais os benefícios em estudar inglês desde cedo?
- Garante a proficiência com maior facilidade:
Enquanto adultos que não falam inglês teriam que aprender em bem menos tempo (cursos tradicionais costumam durar entre 2 e 4 anos), as crianças têm oportunidade de aprender sem pressa, adquirindo o vocabulário com muito mais riqueza.
- Potencializa o desenvolvimento da criança:
Como já vimos, as crianças possuem uma predisposição naturalmente programada para o aprendizado na fase inicial da vida. Tal momento é único, e precisa ser aproveitado, com os estímulos corretos, para o desenvolvimento de novas habilidades.
- Aumenta a “bagagem cultural”:
O contato não só com outro idioma, mas também com outra cultura expande o conhecimento de mundo. Permite que a criança tenha contato com a produção cultural em outro idioma desde cedo – como filmes, livros e música. Além disso, promove o respeito à multiplicidade cultural, já que os pequenos terão tido contato com costumes diferentes desde muito cedo.
Na WOWL, acreditamos que o ensino bilíngue deve sempre estar atrelado à imersão cultural. Por esse motivo, propomos em nosso planejamento de aulas diversos momentos para estudar e explorar cultura, artes e história, indo muito além do inglês.
Por Bia Willcox