Fique de olho na produtividade e felicidade de seus alunos

As discussões sobre saúde mental têm, felizmente, ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos, e se tornado uma preocupação mais frequente entre os pais quando buscam uma escola. Afinal, é nela que a criança vai passar grande parte do seu dia, aprendendo, fazendo amigos e desenvolvendo habilidades que levará para o resto da vida. 

Proporcionar alunos motivados, especialmente em tempos de ensino remoto, pode ser uma tarefa difícil. Durante a pandemia, muitos alunos enfrentaram dificuldades dentro de casa, além de precisarem se acostumar com a nova realidade imposta pela quarentena: não poder sair de casa e ter que estudar olhando para um computador. Apesar dessas e outras dificuldades, aqui na Wowl já conseguimos comprovar que o ensino remoto – quando bem planejado, com professores bem treinados – funciona muito bem para manter o engajamento e a produtividade dos alunos. 

Um aluno feliz e bem estimulado será muito mais produtivo na escola. Sendo assim, é essencial que o professor esteja atento ao comportamento das crianças em aula, para perceber quaisquer problemas que possam estar havendo dentro ou fora do ambiente escolar. Quando o aluno tem problemas, ainda que sem relação direta com a escola, sua capacidade de concentração, interação e engajamento com as aulas serão afetados. Por isso, os profissionais envolvidos nos processos educacionais devem ter o olhar treinado para perceber as demandas individuais, ainda que dentro da coletividade das turmas. 

Por que buscar proporcionar uma escola feliz para seus alunos?

Muito mais do que o ensino das disciplinas previstas pelo MEC, a escola é o primeiro lugar de convivência social da criança para além de sua família. O ambiente educacional precisa ser acolhedor para que a criança possa errar sem medo e, assim, aprender. É na escola que a criança aprende a conviver com as diferenças em sociedade, desenvolvendo habilidades socioemocionais essenciais para a vida. Além disso, quanto mais felizes as crianças estiverem no local de ensino, mais satisfeitos com a escola estarão os pais, o que reduz os riscos de evasão. Nesse sentido, é crucial manter os alunos engajados e interessados para manter a produtividade elevada e, assim, expandir o alcance da escola. 

É importante ainda entender que os anos escolares proporcionam lembranças que a criança vai levar consigo na vida adulta, portanto, é preciso que essas memórias sejam as melhores possíveis. 

Produtividade é sinal de felicidade

Precisamos destacar, além disso, que crianças felizes aprendem melhor. Quando inseridas em um ambiente de aprendizagem acolhedor, no qual os professores são engajados e comprometidos com o ensino, as crianças estarão mais motivadas a aprender. Nesse sentido, a baixa produtividade no ambiente escolar pode ser indicador de desequilíbrio, seja dentro das famílias, seja dentro da escola. Por esse motivo, os professores e a direção devem estar atentos não só ao desempenho dos alunos – de modo a compreender possíveis problemas e solucioná-los – mas também a como os alunos se sentem na escola. 

Felicidade e produtividade estão intimamente interligados: um é indicador do outro. Para que uma instituição de ensino tenha sucesso, é essencial que os responsáveis e os alunos estejam satisfeitos com o ensino e com o ambiente proporcionado. Essa satisfação será mais facilmente alcançada quando a escola se mostra atenta aos problemas dos alunos, trabalhando com a inclusão e com a resolução de problemas e acompanhando o desempenho dos estudantes de perto, junto aos pais. 

Como proporcionar alunos felizes?

A princípio, é essencial que a escola seja um ambiente confortável para os alunos, em todos os aspectos: tanto em ter a estrutura necessária para o desempenho das atividades escolares, como também no sentido de ser um local onde a criança sente-se acolhida e respeitada. O aluno precisa sentir que pode errar, dentro de um ambiente controlado, no qual poderá aprender com seus erros. A direção da escola deve estar preparada para mediar, junto dos pais, possíveis conflitos, de modo a mostrar-se interessada nos problemas de seus estudantes. 

Somado a isso, é fundamental que a escola tenha um bom planejamento e faça uma boa administração do tempo dos alunos, de modo a aumentar a felicidade e, consequentemente, a produtividade. As crianças precisam ter uma rotina bem definida, a fim de favorecer o desenvolvimento de sua autonomia e reduzir a ansiedade, além de prepará-las para a vida adulta em sociedade. 

Para além de questões infraestruturais, uma escola preocupada com a felicidade dos seus alunos deve, sobretudo, estar aberta ao diálogo. É crucial proporcionar uma rede de acolhimento e apoio, tanto para os pais quanto para os alunos, estando aberta a receber sugestões de modo a possibilitar melhorias na escola. 

“Em suma, uma escola acolhedora oferece ao aluno o direito de ser ouvido e compreendido. Essa é uma ação poderosa se refletirmos sobre o potencial contido nos olhares dos estudantes. Afinal, a escola existe para eles, e nada mais justo do que torná-los parte das decisões.”

(https://blog.portabilis.com.br/escola-acolhedora/

O ensino precisa ser humanizado, para acompanhar uma geração cada vez mais preocupada com o próprio bem-estar mental, muito além da aquisição de conteúdo. Quais marcas você quer que a sua escola deixe nos seus ex-alunos? 

Por Ellen Sias