Planejamento Escolar

Planejamento escolar

Se aproxima um momento de grande apreensão entre os profissionais da educação, sobretudo os gestores: a hora de definir o planejamento escolar para o próximo ano. É chegado o momento de avaliar quais soluções aplicadas no último ano foram efetivas e quais precisarão, por outro lado, ser alteradas. É de suma importância trabalhar na criação de um planejamento escolar bem definido, que possa ser apresentado aos professores e aos responsáveis, fomentando confiança na instituição. Afinal, é muito mais fácil confiar na escola quando acredita-se que sua direção é organizada e bem coordenada. 

É o planejamento anual que irá nortear, dentre outros fatores, os principais pilares que poderão ser diferenciais da escola no mercado:

  1. Como será feito o treinamento dos profissionais atuantes na escola;
  2. Quais conteúdos programáticos serão abordados e de que forma isso será feito;
  3. Como funcionará a comunicação entre os responsáveis e a instituição;
  4. De que formas de avaliação dos alunos.

Todos esses pontos em conjunto devem representar os valores e objetivos da instituição como um todo. Por exemplo, uma instituição mais conteudista e voltada para os vestibulares, deverá apresentar avaliações alinhadas a esses ideais, fornecendo simulados, por exemplo. No caso de uma escola bilíngue, deverão ser abordados não só os conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular, mas também assuntos relevantes para os países falantes de língua inglesa, de modo a formar alunos verdadeiramente bilíngues. 

Na WOWL, inserimos no planejamento anual não só os planejamentos comuns de gramática e vocabulário, mas também atualidades e datas comemorativas, incluindo as que não são celebradas no Brasil, mas sim em países falantes da língua inglesa. Queremos deixar uma marca positiva no aluno, para além do mero domínio do inglês, e essa filosofia norteia todos os nossos processos e planejamentos. Nesse sentido, é essencial que os valores da escola estejam alinhados ao plano de ensino.

Como começar a planejar o ano letivo? 

O primeiro passo para criar um planejamento escolar em uma instituição que quer se destacar no mercado, é ouvir os envolvidos. Não só o corpo docente e  direção, mas também os pais e até mesmo os alunos, ou seja, as pessoas que irão viver o plano na prática. É crucial filtrar quais soluções aplicadas nos anos anteriores precisam ser estudadas e, eventualmente, alteradas. 

Vale ressaltar aqui que o planejamento não deverá ser inflexível, uma vez definido. Especialmente se tratando de um período de tempo tão longo, muita coisa pode mudar em um ano. Por isso, durante a elaboração do planejamento, devem ser discutidas formas de contornar possíveis atrasos e empecilhos que poderão vir a ocorrer durante o ano letivo. De que forma isso será contornado? Qual o plano B caso isso ocorra? É crucial que questões como essas sejam respondidas ainda durante a formação do plano, afinal, quanto mais preparada a instituição estiver para lidar com possíveis problemas, mais fácil será contorná-los caso eventualmente venham a ocorrer. 

Além disso, pode ocorrer de o professor ou mesmo a instituição sentirem que algo que foi estipulado no plano anual pode ser melhorado ainda durante o período de aulas. É importante que a escola esteja aberta a ouvir sugestões, não somente no período de elaboração do planejamento, mas durante todo o ano letivo. Afinal, qualquer empresa de sucesso precisa ouvir seus clientes, e, para uma instituição de ensino, não poderia ser diferente. 

Planejamento no ensino do inglês 

Embora as dicas anteriores funcionem para instituições de ensino de qualquer tipo, há alguns pontos extras a serem observados no ensino do inglês. Faz muito tempo que o inglês deixou de ser uma matéria extra para se tornar parte essencial do currículo escolar do aluno. Por esse motivo, o planejamento deve estar integrado ao restante das disciplinas adequadas para a faixa etária dos alunos. 

O ensino de outro idioma deve incluir a abordagem de atualidades, trabalhando os assuntos que estão em alta no Brasil e no mundo, sobretudo nos países falantes da língua inglesa. Afinal, espera-se que o aluno consiga utilizar o idioma para manter conversas casuais com nativos, portanto, é essencial que ele consiga falar sobre notícias e atualidades com naturalidade. 

Além disso, o idioma engloba muito mais do que a fala, mas é carregado da cultura de seus falantes nativos. Como se tornar fluente em um idioma sem compreender a origem de suas gírias ou o vocabulário referente às principais celebrações de seu povo? Em outras palavras, não há como ser fluente em inglês sem compreender a importância que o Thanksgiving ou o St. Patrick ‘s Day possuem. Por isso, uma instituição realmente preocupada com a fluência de seus alunos precisa incluir essas celebrações em seu planejamento anual. 

Outro ponto essencial é compreender que o ensino de inglês precisa ser memorável. O que quero dizer com isso é que certamente o aluno terá muito mais facilidade em gravar uma regra gramatical por exemplo se essa lhe for introduzida dentro de um contexto lúdico. Um jogo ou um trecho de filme será muito mais eficaz em fixar o vocabulário do que a simples leitura do livro didático. O professor de inglês precisa preocupar-se em usar e abusar de recursos de gamificação, tecnologia, cinema, música e outros artifícios não só para facilitar a absorção do conteúdo, mas também para formar alunos verdadeiramente proficientes e conhecedores de culturas distintas daquela em que estão inseridos. 

Como aplicar?

A aplicação dessas soluções pode parecer complexa, especialmente para escolas que estão se preparando para tornarem-se bilíngues. A procura por escolas bilíngues têm aumentado muito, especialmente pelas instituições que introduzem o ensino do inglês de maneira mais naturalizada, intercalando as disciplinas comuns – como história, matemática e ciências – entre o inglês e o português desde a educação infantil. Essa estratégia faz com que os alunos adquiram vocabulário com muito mais naturalidade. 

No entanto, a criação de um planejamento anual que torne essa estratégia realidade não é nada simples. É preciso organizar quais disciplinas pioderão ser ministradas no formato bilíngue, treinar os professores, escolher o material didático, dentre outras questões. Para todos esses problemas, a WOWL tem a solução. Além das aulas online, com os professores da casa, também oferecemos soluções personalizadas para instituições de ensino, com professores altamente treinados, material didático e planejamentos para tornar sua escola bilíngue sem estresse. Entre em contato para saber mais.

Por Ellen Sias
Professora de Inglês e criadora de conteúdo educacional na WOWL