O papel do professor

Falar sobre o papel do professor é falar sobre o impacto deixado na vida dos alunos. Todos nós temos um pouquinho daquele professor de ciências do ensino fundamental, ou daquele outro de matemática que, mesmo sem saber, nos deixou alguma lição, alguma marca, que carregamos conosco mesmo na vida adulta. Muito além da transmissão de conteúdo, o bom professor é aquele que se preocupa com os ensinamentos que os alunos vão levar da aula dele para a vida. Com as constantes revoluções tecnológicas que vivenciamos na atualidade, o papel do professor ganha novas faces, novas formas de se apresentar. Quais ensinamentos você quer que seus alunos levem das suas aulas? 

A vida fora de sala de aula corre tão rápido que, às vezes, há um descompasso natural entre a sociedade e a escola. Apostar na Educação 4.0 que teve início a partir da quarta onda da Revolução Industrial e das tecnologias disruptivas é  mandatório. E quando se fala de educação 4.0 junta-se todo o conhecimento já aplicado dentro da sala de aula  às novas tendências digitais. As metodologias ativas e o ensino híbrido aos poucos colocam a educação 4.0 e a quarta onda da Revolução Industrial dentro das escolas. 

E os professores desse novo tempo, como se situam nesse novo contexto? 

Com alunos movidos pela tecnologia e com o anseio de aprender cada vez mais, é preciso que além deles, professores também desenvolvam novas competências que satisfaçam tanto a si mesmos quanto a expectativa dos educandos. 

O conhecimento agora amplia os patamares e não está baseado somente em habilidades linguísticas ou lógico-matemáticas. É preciso também:

  • Conhecimento interpessoal para saber lidar com a diversidade e o outro, dentro e fora de sala de aula.
  • Conhecimento cognitivo para que alunos desenvolvam o pensamento crítico e alunos saiam da escola letrados, não apenas alfabetizados.
  • Conhecimento intrapessoal como maneira de aprender consigo próprio  e desenvolver habilidades sócio-emocionais.

Sendo assim, há competências que o professor do século XXI precisa desenvolver e aplicar. 

Temos em nossas mãos alunos que a todo momento recebem milhares de informações e são conectados pelo conhecimento, o papel do educador, portanto, é trazer essas habilidades para a sala de aula. Se o seu aluno gosta de jogar, porque não mostrar jogos educacionais, que unam o que gostam de fazer com a vontade de aprender? 

É normal que nem todo educador esteja habituado com grandes tecnologias dentro da sala de aula, uma vez que falamos de diferentes  gerações e hábitos. Os nativos digitais, nossos alunos, nascem imersos nesse mundo e, por isso, estão um passo à frente, quando falamos em recursos tecnológicos.

Mas a realidade é que muitos  professores no século XXI já têm recursos para planejar suas aulas com ferramentas e possibilidades que não se limitem apenas à escrita em um quadro. O estímulo e a interação em aula são necessários para que se construa o conhecimento. Inserir no aprendizado recursos digitais, mesmo que o  mínimo, já torna o processo mais dinâmico, atrativo e tira a passividade do aluno que até então era comum. 

Então o papel do novo professor é estimular o aluno a aprender através de seus recursos digitais e intermediar esse aprendizado mostrando o que importa, sendo um verdadeiro curado do que o aluno deve aprender.

E o que o novo professor precisa ter ou ser?

Criatividade 

Se estamos falando de alunos que têm o anseio de querer novos desafios e não se contentam com o tradicional, estimular a criatividade  é  fundamental  para que educadores consigam alcançar os resultados almejados. Nesse cenário não há mais a possibilidade de aulas previsíveis, que se baseiam em abrir o livro, ler um texto e resolver questões. 

Alunos querem e precisam de mais, sentem a necessidade de serem instigados. É preciso fazer isso por meio da imaginação, colocando-os também nos processos criativos, deixando-os que participem da construção do conhecimento. Não estamos dizendo que toda aula precisa ter uma abordagem totalmente nova, mas o aluno hoje acessa todas as maravilhas do mundo sem sair de seu quarto e se torna naturalmente mais exigente. 

Integralidade 

No século XXI, os alunos deixaram de ser passivos no aprendizado e agora querem ter uma participação ativa. Professores não são mais apenas transmissores de conteúdo, mas mediadores. Ou seja, agora é preciso que ofereçam recursos e possibilidades de que alunos criem também seu próprio aprendizado pela integralidade e colaboração. 

Essa mudança no comportamento dos alunos, faz com que metodologias de ensino também precisem ser adaptadas. Em conjunto, os educandos conseguem aprender melhor, entender o outro e trabalhar o convívio. Então, proporcionar ambientes integrativos desde a infância faz com que cresçam entendendo as diferenças e opiniões de cada um.

Procure trazer em suas aulas debates, atividades em grupo e colaborativas para instigar o cooperativismo já cedo. Deixe que participem das decisões e também sejam protagonistas. As metodologias ativas  são uma opção para mudar o dinamismo dentro da sala e trazer a integração no aprender. 

Comunicação  

A comunicação é a chave para o ensino. Comunicar é transmitir, passar ou reproduzir uma mensagem e/ou informação para uma pessoa ou grupo. É essencial que o aluno entenda a mensagem que se quer passar, seja por um vídeo, texto ou aula online. Além disso, comunicar passa a ser uma forma de construirmos juntos novos conhecimentos. 

Na comunicação, o aprendizado e a escuta ativa andam juntos. É importante estar  aberto para entender o que os alunos querem falar em seus anseios. Se existe dificuldade em entender, procuremos novas e mais maneiras de ensinar. Criemos conexões. 

Busca pelo aprendizado 

 A geração de hoje  recebe milhares de informações por segundo e é importante que educadores também façam parte disso, consumam novos conhecimentos sempre que possível e estejam a par dos fatos. Junto disso, entra a habilidade do pensamento crítico em escolher o que vale levar para sala de aula e ao mesmo tempo autonomia em decidir conteúdos de valor. 

Será que todas essas informações são válidas ou algum filtro pode ser feito? Chegar em um nível alto de entendimento só é possível com muito aprendizado, por isso, lembre-se que sempre há o que ser aprendido. E leve isso também aos seus educandos, faça perguntas, incentive a pesquisa e o valor do conhecimento. 

O papel do professor hoje é ensinar o aluno a ser curador das informações e conhecimento que recebe. É mais que ensinar a pescar.

Precisamos de professores que também sejam alunos 

O papel do professor no século XXI está aos poucos mudando. Educadores são a base da educação e agora compartilham esse posto ao lado dos seus alunos que também querem ser parte ativa do aprendizado. Como educador que acredita em uma escola transformadora, não deixe para trás o aluno que também há em você. Sempre há novas formas de inovarmos dentro da sala de aula! 

Na sala de aula do século 21, os professores são facilitadores da aprendizagem dos alunos e criadores de ambientes de sala de aula produtivos, nos quais os alunos podem desenvolver as habilidades que podem precisar no presente ou no futuro.

Então, quais os papéis do professor? 

A maioria dos professores assume uma variedade de papéis dentro da sala de aula, qual papel você acha que mais define seu papel na sala de aula, especialmente a sala de aula de ESL – English as a Second Language?

O professor joga de forma enérgica e justa com seus alunos, o encorajando a participar. Ele participa de encenações lendo em voz alta e dirigindo os alunos. O professor provoca e questiona, dá limites e ideias. O papel do professor hoje é fomentar conhecimento e aumentar a motivação dos alunos, usando recursos e ferramentas que o estimulem. Ele dá suporte, exige e determina tarefas, apostando no crescimento do aluno. Ele ensina os alunos a  explorar seus potenciais com a tecnologia que temos hoje ao alcance de todos. O papel do professor nunca é estático – ele deve fazer transições suaves de um papel para o outro.

Dito isso, a sala de aula do século 21 é criada com a premissa de que os alunos experimentam o que precisam para entrar no local de trabalho do século 21 e viver no ambiente global. As características da sala de aula do século XXI, portanto, a diferenciam da sala de aula do século XX.

E o professor de hoje tem o papel de administrar as mudanças e transformar as demandas que chegam em ferramentas de desenvolvimento de habilidades e competências, lembrando sempre que a colaboratividade é o fio condutor de todo o aprendizado do aluno hoje. 

Por Bia Willcox