O mês de maio chegou! Com ele, o Dia das Mães celebra o afeto, troca e empatia entre as famílias, trabalhada de maneira saudável e harmônica nas aulas da WOWL Education.
Essa temática possibilita que a criança possa expressar, falar do afeto e daquela pessoa que ela considera importante e por quem tenha forte afeição e amor) de um jeito positivo. Isso porque quando se trata de educação bilíngue para crianças, não há como não se utilizar da abordagem sócio afetiva e comunicativa, na qual, o Inglês é também meio de socialização e comunicação de ideias, informações e expressão de sentimentos. Por isso, maio é considerado o mês de falar de quem você ama e de quem você recebe também o amor. Afinal, é marcado pelos sentimentos compartilhados em família e celebra o afeto, troca e empatia.
Maio celebra o afeto, troca e empatia. Como a data é comemora no Mundo?
O Dia das Mães possui formas diferentes de celebrar o afeto, a troca e a empatia entre as famílias e, por conta da história e contexto de cada país, a maneira de comemorar a data é modificada.
No Brasil, a data é celebrada no segundo domingo do mês de maio. De acordo com o Jornal A Hora, é um costume oriundo da América do Norte e foi organizado pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no ano de 1918. Para tornar oficial a data da celebração, em 1932, o Presidente na época, Getúlio Vargas, denominou o segundo domingo do mês de maio, o Dia das Mães.
A celebração de Dia das Mães em países como: Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Austrália
Nos Estados Unidos, o Dia das Mães também é comemorado no segundo domingo de maio. A data é reflexo da homenagem realizada por Anna Jarvis, em 1908, para a mãe. Na época, Jarvis planejou o “Mother’s Friendship Day” ao lado de outras pessoas que haviam lutado em Guerras, com o objetivo de promover a fraternidade e amizade entre o grupo.
A Inglaterra celebra o Mothering Sunday, que tem origem na igreja católica romana. Um dos costumes com maior destaque é o simnel cake, considerado um bolo materno. O tradicional simmel cake é feito com frutas secas e amêndoas, a decoração é feita por 11 bolas de marzipã.
No Canadá, os cravos são símbolos de demonstrar um carinho especial em homenagem à data. No país, os laços familiares são indispensáveis para celebrar o afeto, troca e empatia, por isso, é importante estar junto à família no dia. Afinal, os encontros familiares são uma tradição.
Na Austrália, presentear é uma tradição importantíssima. De acordo com a cultura local, ainda no ano de 1924, foi organizada uma campanha para apresentar idosas solitárias na data do Dia das Mães. Por isso, nesse dia, a forma de demonstrar o afeto, troca e empatia entre as famílias é presenteando a pessoa que você tem gratidão.
O mês do amor: maio chegou!
O mês do amor, afeto, empatia e carinho nas famílias tradicionais ou não, convencionais ou não, é um mês comemorado globalmente – cada país com cultura e costumes diferentes. Por isso, é uma data que celebra o afeto, troca e empatia.
Em um giro pelo mundo, pode-se perceber que o mês de maio é mês de carinho, amor, admiração, cafuné e colo. E também de homenagear as pessoas que a gente ama. Por isso, celebrar o afeto, a troca e empatia entre as famílias aproxima e fortalece os laços entre as pessoas. Confira aqui o texto de Bia Willcox que reflete sobre o Mother’s Day.
Todo o amor que houver nessa vida para quem você ama e de quem você recebe o amor de volta.
Hey,
Fica! Vai ter simnel cake!