Como é a volta à escola vista durante a pandemia de COVID-19?

Como é a volta à escola vista durante a pandemia de COVID-19?

O que os pais precisam saber sobre a reabertura de escolas na era do coronavírus.

A vida durante a pandemia COVID-19 é igualmente difícil para mães, pais e filhos. Voltar à escola é uma fase importante e positiva, mas com certeza você e seus filhos farão muitas perguntas a respeito. Fornecemos informações atualizadas sobre o que se espera que aconteça e como apoiar seus jovens alunos.

Quando e como as escolas irão reabrir?

Embora haja um lento aumento no número de crianças retornando às salas de aula, mais de 1 bilhão de alunos ainda não as frequentam devido ao fechamento de escolas em todo o país. No entanto, mais de 105 de um total de 134 países que fecharam escolas (78%) anunciaram uma data para reabri-las. 59 desses 105 países já reabriram escolas ou planejam abri-las em breve. [No final de agosto de 2020].

Dada a difícil situação ao redor do mundo e as diferenças que existem, os países estão em diferentes estágios para decidir como e quando reabrir escolas. Esses tipos de decisões são geralmente tomadas pelos governos estaduais ou nacionais, geralmente em colaboração com as autoridades locais. Ao decidir sobre a reabertura das escolas, as autoridades devem considerar os benefícios e riscos em educação, saúde pública e fatores socioeconômicos, no contexto local. O melhor interesse da criança será o elemento principal dessas decisões. Isso será feito usando os melhores dados disponíveis, mas a forma como isso é feito varia de escola para escola.

É seguro meu filho voltar à escola?

As decisões sobre medidas de controle escolar e fechamento / abertura de escolas devem ser consistentes com as decisões sobre outras medidas de saúde pública e de distanciamento físico dentro da comunidade. Geralmente, as escolas não estão abrindo nos países como uma ação isolada, mas como parte de uma série de ações relacionadas à abertura do país, como a reabertura de fábricas, transporte público, comércio.

É fundamental que as escolas planejem com antecedência e discutam quais medidas adicionais podem implementar para ajudar a garantir que os alunos, professores e outros funcionários estejam seguros quando retornarem e que as comunidades tenham confiança em mandar seus alunos de volta à escola.

Voltar para a sala de aula provavelmente será muito diferente do que você e seu filho estavam acostumados antes da crise. As escolas podem reabrir por um período de tempo e, em seguida, devem tomar a decisão de fechar temporariamente novamente, dependendo do contexto local. Devido à mudança de situação, as autoridades terão que ser flexíveis e dispostas a se adaptar para garantir a segurança de todas as crianças.

 

Que precauções a escola deve tomar para prevenir a propagação do vírus COVID-19?

A reabertura de escolas deve estar de acordo com a resposta global de saúde de cada país ao COVID-19 para proteger alunos, professores, funcionários e suas famílias.

Algumas das etapas práticas que as escolas podem tomar incluem o seguinte:

• Escalone o início e o fim do dia escolar

• Alternar os horários das refeições

• Mova as salas de aula para espaços improvisados ou ao ar livre

Crie turnos para reduzir o número de alunos por classe

Água potável segura e instalações de saneamento e higiene serão uma parte essencial para reabrir escolas com segurança. As administrações educacionais devem examinar opções para melhorar as medidas de higiene, incluindo lavagem das mãos, protocolo (por exemplo, tossir e espirrar no cotovelo em vez de cobrir com a mão), distanciamento físico, procedimentos para instalações limpas e preparação segura de alimentos. A equipe administrativa e os professores também precisarão ser treinados sobre como realizar distanciamento físico e práticas de higiene na escola.

 

O que devo perguntar ao professor do meu filho ou à administração da escola?

Em tempos tão preocupantes e perturbadores, é natural fazer-se muitas perguntas, incluindo as seguintes:

Que medidas a escola tomou para ajudar a garantir a segurança do aluno?

Como a escola apoiará a saúde mental dos alunos e como combaterá o estigma daqueles que estiveram doentes?

Como a escola atuará com as meninas e meninos que precisam ser encaminhados a especialistas em busca de ajuda?

Algumas das políticas anti-bullying mudarão quando as escolas começarem a reabrir? De pais e professores e outras redes?

 

O que posso fazer se meu filho estiver atrasado nos estudos?

Alunos de todo o mundo mostraram o quanto desejam continuar aprendendo. Eles persistem em estudar suas lições em circunstâncias difíceis, com a ajuda de seus professores e de seus pais.

Mas muitos precisarão de apoio extra para acompanhar o aprendizado quando as escolas forem reabertas.

Muitas escolas estão planejando fazer aulas para ajudar os alunos a se atualizarem. Isso pode incluir começar o ano com cursos de atualização ou recuperação, programas de atividades depois das aulas ou tarefas complementares para fazer em casa. Dada a possibilidade de muitas escolas não estarem abertas em tempo integral ou para todas as séries, modelos de “aprendizagem combinada” podem ser aplicados, uma combinação de instrução em sala de aula e educação à distância (estudo pessoal usando exercícios para fazer em casa e aprendendo pelo rádio, televisão ou internet).

Ofereça ao seu filho ou filha apoio extra em casa, estabelecendo rotinas relacionadas à escola e aos trabalhos escolares. Isso os ajudará se se sentirem inquietos ou com dificuldade de concentração.

Se você quiser fazer mais perguntas e se manter informado, contate o professor de seu filho ou a escola. Não se esqueça de dizer a eles se seu filho está enfrentando problemas específicos, como tristeza pela perda de um membro da família ou extrema ansiedade causada pela pandemia.

 

O que devo fazer se meu filho tiver problemas para voltar ao “modo escolar”?

Lembre-se de que seu filho terá que lidar com o estresse da crise atual de uma maneira diferente da sua. Estabelece um ambiente estimulante e estimulante e reage positivamente às perguntas e à maneira como você expressa seus sentimentos. Mostre-lhes o seu apoio e explique que não é nada estranho, mas normal, que em momentos assim eles se sintam frustrados ou inquietos.

Ajude seus filhos a cumprir suas rotinas e tornar o aprendizado divertido. Incorpore-os às atividades diárias, como cozinhar, ler ou jogos em família. Outra opção poderia ser ingressar em um grupo de pais ou comunidade para se conectar com outros pais que estão passando pela mesma experiência, trocar dicas e receber apoio.

___________________________________________________________________________

A UNICEF está trabalhando com os governos para ajudá-los a tomar essas decisões. Fez parceria com a Organização Mundial da Saúde, UNESCO e Banco Mundial para publicar novas diretrizes sobre a reabertura de escolas