Aulas online – o tempo de uma gestação. Vamos falar do que nasceu?

É muito comum vermos e ouvirmos críticas às aulas online.

Até vídeos  criticando aulas em EAD são fartos no TikTok e Instagram!
Sabemos das desvantagens, todos sentimos falta das aulas presenciais e percebemos as limitações de um ensino 100% à distância.
Reclamamos, cansamos, choramos, desanimamos, nos exaurimos, mas sobrevivemos.
E me vêm duas perguntas cruciais:
1- O saldo foi negativo como parece?
2- Não há mesmo vantagens consideráveis no ensino online?
1- Em geral, não.
2- Há sim.
Existem algumas verdades inexoráveis: nada é perfeito, tudo tem vantagens e desvantagens e, por fim, somos, em geral, seres cronicamente insatisfeitos. É da nossa natureza. Ainda bem.
Quanto aos resultados das aulas online, não podemos esquecer o peso fúnebre deu a pandemia noticiada 24/7 sobre nossas vidas. Não houve a opção de se estudar online e sim, a compulsoriedade. Não houve uma ida pra natação ou pro ballet para depois de um gostoso banho, sentarem à mesa para a aula onlineO clima foi de guerra e, passado um pouco mais de tempo, vemos isso com clareza – o inesperado e o susto para alunos e professores.
As escolas e equipes  que conseguiram superar os obstáculos tecnológicos e criar rotinas e instrumentos de medição da aprendizagem na forma virtual, obtiveram, claro, resultados mais satisfatórios do que outras que tiveram mais dificuldades, inclusive de ter adesão dos alunos às aulas online. Mas acredito que foi uma batalha de vencedores e com saldo positivo.
Portanto, para escolas com mais recursos financeiros e tecnológicos, maior investimento em treinamento docente e melhor relacionamento com o cliente,  os resultados foram extremamente positivos, tecnicamente falando também.
Mas não há como afirmar que as aulas online foram um desastre.
Desastre mesmo foi a pandemia, foram as mortes e tudo mais por que passamos. As aulas, dadas as circunstâncias e  a falta de tempo para nos  prepararmos, foram, mesmo pras escolas com mais dificuldades, uma luta que valeu à pena. Aprendemos muito e saímos diferentes e mais conhecedores de coisas que antes eram absolutamente estranhas  pra nós.
O saldo, em geral, foi positivo, sim.
E quais foram as vantagens do ensino online ao vivo e gravado (síncrono e assíncrono)?
Se as desvantagens foram faladas e repetidas, as vantagens devem ser pontuadas, até para sermos justos com o ano escolar de 2020.
1- Muitos alunos conseguiram ter um foco maior nas aulas e reter melhor os conteúdos.
2- Problemas disciplinares que muitas vezes embolaram o andamento das aulas presenciais, foram reduzidos ou mesmo desapareceram das aulas online. Aprendemos com as mesmas que o aluno que quer perturbar as aulas e atrapalha  o professor, não consegue prejudicar mais  ninguém além de si mesmo (ele é devidamente mutado ou retirado da sala e não se perde mais de 2 minutos com isso, até que  se resolva o problema ou que ele volte com educação e disciplina) e esse comportamento certamente não é consequência das aulas virtuais e sim, um problema a ser tratado pela família e pela escola, além de terapeutas, se for o caso.
3- A autonomia do aluno aumentou. E com ela a sua capacidade criativa. Bastou que os professores oferecessem as ferramentas certas para isso.
4- A colaboratividade foi possível e mágica nos meios digitais, pelas circunstâncias em que se encontravam os alunos e com a ajuda de ferramentas como as da Google que permitem, por exemplo, criar e editar juntos.
5- As aulas online puderam ser mais observadas, metrificadas. Com isso, especialistas em educação como coordenadores e consultores, puderam treinar e ensinar os professores, além de modelar suas aulas, dando feedbacks constantes.
6- As aulas online compulsórias permitiram aos profissionais  que quiseram, se tornarem melhores e mais preparados, pois eles tiveram o desafio de serem mais vistos, cobrados e treinados. Pudemos descobrir talentos e outros perfis sérios, motivados e dedicados. Ao mesmo tempo, foi mais fácil ajudar, ou mesmo socorrer, o professor com dificuldades.
7- Pudemos observar mais os alunos, reduzir o bullying e as questões graves de relacionamento entre alunos.
8- Pudemos colocar em destaque habilidades de alunos antes invisibilizadas na sala de aula de tijolo.
Alguma vantagem ou desvantagem que deixei de fora? Pode ajudar?
Um abraço fraterno,
Bia Willcox