Por que as aulas online tendem a ter uma qualidade cada vez maior?
As aulas online chegaram aos tropeços – como um paliativo ou quebra-galho.
Mas não se enganem: o ensino online chegou de repente, atropeladamente, mas foi ficando de mansinho e, sinceramente, não acredito que vá embora nunca mais.
Para os que acreditam que a diferença entre aulas presenciais e aulas online reside somente no formato, trago novidades.
A mais profunda diferença entre a aula remota e a in person, ou seja, a que acontece numa sala de aula regular, vai muito além de uma tela ou microfone.
A diferença está no controle de qualidade.
Sim, acreditem-me: a aula online é MUITO mais observada e avaliada do que a aula presencial dentro das creches e escolas, por mais que a escola tenha uma equipe pedagógica altamente qualificada para acompanhar aulas e resultados.
O controle de qualidade das aulas online é também feito pelos pais e responsáveis. E estes, entendendo ou não de todo o processo pedagógico que está sendo utilizado nas aulas, questionam, observam, testam, dão feedback e esperam por resultados palpáveis.
Muitas vezes esses pais decidem por eles mesmos, que aulas online “não funcionam” ou “não servem para o filho” por preconceito ou pelo que vêem e escutam em casa, durante as aulas.
E vem a pergunta: o quanto esses mesmos pais viram e vêem do dia-a-dia de seus filhos dentro da escola? Nada ou quase nada.
Tá aí a maior e mais profunda diferença entre as duas modalidades: uma é aberta, escancarada, transparente e “vitrinizada”. A outra é fechada e privada – os pais não acessam as aulas rotineiras de seus filhos. Se na última, os pais atestam a qualidade sem ver o que acontece em sala pela confiança na escola e pelos resultados alcançados com seus filhos, devemos pensar que a confiança deve ser a mesma para as aulas online.
Mas ainda não é.
E eu acredito que seja pela insegurança de termos um formato novo para todos dentro de suas casas.
Os pais são clientes.
E os clientes tem razão.
Nesse caso, pode ser que nem SEMPRE, pois algumas vezes não têm conhecimento suficiente do processo educacional-pedagógico aplicado nas aulas – algo que nunca foi compartilhado em detalhe com eles.
Mas se eles trazem duvidas, anseios e reclamações, cabe a nós provar o contrário. Afinal, confiança é uma conquista de médio e longo prazo.
Mas como?
Desenvolvendo técnicas condizentes com o formato online, trabalhando com profissionalismo, tendo um planejamento claro e adequado para cada aula, focando nos resultados pedagógicos e no desenvolvimento de habilidades específicas e socioemocionais, e, sobretudo, mantendo uma conexão genuína de troca com os pais de nossos alunos.
Sabe qual será o resultado dessa fórmula desafiadora?
Uma qualidade das aulas online subindo como foguete!
A hora que as aulas online tiverem maior rodagem e os treinamentos de professores forem adequados a essa nova realidade (incluindo a forma diferenciada de atender aos pais) ninguém mais vai querer saber de aula presencial, pelo menos exclusivamente presencial.
Todos quererão um pouco das aulas online, cuja qualidade será naturalmente superior por se tratar de clientes atentos, presentes e exigentes.
O blended learning veio para ficar e será uma das marcas do século 21.
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