As novas férias em Pandemia

Férias de verão 2021:

um tempo diferente.

familia junta nas ferias

Muitas famílias estão lutando para fazer planos apropriados para as férias em pandemia.
Como podemos ter diversão se não podemos estar juntos como de costume? Como resolvemos diferenças de opinião sobre o que é seguro? Como lidamos com mais decepções e frustrações – e ajudamos nossos filhos a fazer o mesmo? Como avaliar os riscos do que planejamos fazer com a família? Não podemos dizer quais são as escolhas certas (ou seguras) para sua família, mas aqui estão algumas dicas para aproveitar ao máximo as férias durante a pandemia, minimizar o estresse e ajudar todos na família a se sentirem o melhor possível nesta temporada de férias incomum.
1- Não espere para fazer planos
As discussões sobre as férias deste ano podem ser dolorosas, mas fazer planos com antecedência tornará os dias em si muito menos estressantes.
A lógica de muitos é: “Vamos ver como ficarão os números do COVID. Vamos resolver de última hora.”
O melhor é trabalhar com as informações que temos agora e planejar adequadamente. Isso dá a todos tempo de tomar boas decisões e se sentir confortável com elas, especialmente se os planos forem muito diferentes daqueles que as crianças estão esperando. Quanto mais previsibilidade pudermos criar neste momento de incerteza, melhor será para as crianças. Ao tomar decisões antecipadas, você pode realmente ajudá-los a se prepararem para o que vai acontecer. Se você esperar até o último minuto para fazer planos, as crianças não terão tempo para lidar com qualquer confusão ou decepção, o que tornará as férias muito mais estressantes para toda a família.
2- Discuta as regras com antecedência

acampamento em familia

As diferenças de opinião sobre como se reunir com segurança podem ser uma grande fonte de estresse na temporada de férias.
As medidas de segurança para qualquer tipo de reunião de férias devem ser discutidas com clareza e decididas com antecedência. Para que seja um momento merecidamente relaxante e alegre, e não de tensão e desentendimento. “Todos serão testados antes de vir? Abraçaremos uns aos outros? Quais são nossas regras sobre máscaras? Evite constrangimento e conflito(e riscos inesperados para a segurança de sua família), fazendo acordos explícitos com antecedência com todos que estarão presentes. Ao definir esse tipo de regras básicas qualquer pessoa que não se sinta confortável com os arranjos tem a chance de desistir de participar. Saber que as regras de segurança foram consideradas com cuidado é especialmente importante se você tiver um filho ou filha com muita ansiedade em torno de COVID. O que quer que você decida fazer, é reconfortante para uma criança ansiosa ouvir de você que o plano é cuidadoso: “Nós pensamos sobre isso e discutimos com todos, e esta é a decisão que tomamos. Não há problema em você se sentir ansioso, e aqui estão todas as etapas que estamos tomando para garantir que todos possam se sentir seguros. ”
3- Mantenha os acordos
E o que você faz quando alguém que concordou com uma visita socialmente distanciada chega e abraça de qualquer maneira? É hora de lembrá-lo do combinado, lembrar a todos das regras que fizeram para as férias. Também pode ser útil dar às crianças um script para usarem se alguém não respeitar as regras: “Minha mãe disse que não posso te dar um abraço este ano, mas posso dar oi e tchau de longe!”
4- Comece novas tradições
Se você não vai poder desfrutar as férias da maneira como sua família está acostumada, seja proativo e encontre novas atividades para tornar o feriado pandêmico especial.
Ajudar seus filhos a pensar em maneiras de serem gentis e generosos com os outros pode tornar as mudanças deste ano mais fáceis de lidar.
Por exemplo, deixe seu filho escolher uma instituição de caridade ou campanha da qual gostaria de participar ou doar.
Sabemos que, quando estamos lidando com emoções difíceis, fazer algo por outra pessoa pode realmente nos ajudar a nos sentirmos melhor.
 5- Dê voz às crianças
Em um ano  especial e de novas atividades e tradições, deixe as crianças desempenharem um papel, terem voz.
O que eles gostariam de cozinhar? Que jogos eles querem jogar? Eles querem reservar um tempo para seus filmes favoritos ou ouvir músicas especiais? Fazer parte desse processo de tomada de decisão ajuda a compensar alguns desses sentimentos negativos que a pandemia trouxe. Muitas vezes, como pais, tentamos ter ideias de coisas para nossos filhos, acrescenta  mas, nesse momento, tente perguntar ao seu filho, ele terá ideias e se sentirá parte de todo o novo processo. Essa voz que você dá a ele é muito importante sempre e, neste momento, é um forte fator de proteção.
 6- Deixe as crianças expressarem decepção
Quando as crianças estão chateadas com viagens canceladas ou não vendo os primos, é tentador dizer a elas que tudo ficará bem e que elas se divertirão muito em casa. Mas é importante validar seus sentimentos ouvindo-as. Também é importante lidar com essa decepção de uma forma positiva. Mostre a seus filhos  o que você está fazendo para eles se sentirem melhores  e ajude-os a encontrar um jeito de fazer o mesmo. E se as crianças estão chateadas ou zangadas com suas decisões de não participar de uma reunião familiar maior, por exemplo, é importante validar esses sentimentos. “Eu entendo que você está bravo agora. É normal se sentir frustrado. Tomamos essa decisão porque pensamos que era a melhor maneira de permanecer seguro. Mas é normal se sentir desapontado e bravo.
Às vezes, as crianças ficam chateadas porque estamos tomando decisões e não lhes dando nenhuma informação. Manter seus filhos na conversa e deixá-los saber que você os ouve pode ajudá-los a se sentirem respeitados, mesmo em situações que não acontecem da maneira que desejam.
Tente manter tudo planejado de forma simples e segura para todos. Lembre-se que as maiores diversões acontecem a partir de coisas simples: brincar, jogar, rir, estar junto com quem se ama, e compartilhar. Mesmo que seja férias em casa, livre-se dos compromissos de seus filhos e planeja dias de leveza e alegria para todos.